Buscar
  • Carlos Rushell

Conheça a origem das tradições de casamento

Eu sei que você provavelmente já se pegou várias vezes pensando em como seria a cerimônia do seu casamento, o seu vestido de noiva, as alianças, o buquê, mas talvez não faça ideia de onde vieram essas tradições que seguimos até hoje.



O casamento

As cerimônias de casamento ganharam seus primeiros traços nas festas pagãs, onde cultos e festas eram realizados em homenagem a união de um casal.

Ao longo dos anos, cada cultura e crença acabou agregando seus próprios valores e superstições às tradições e, hoje em dia, com a popularização das festas de casamento, os eventos se tornaram cada vez mais diferenciados, ganhando a personalidade dos noivos.

As alianças

A tradição dos egípcios e hindus que significavam a eternidade, ganhou um novo significado quando foi levado para a Grécia por Alexandre o Grande, onde passou a ser imantado, para que os corações dos noivos permanecessem atraídos um pelo outro, e utilizado no dedo anelar da mão esquerda porque os gregos acreditavam que nele havia uma veia se conectava diretamente com o coração.


O vestido de noiva

Antes do século 20, as mulheres usavam vestidos pretos para as cerimônias de casamento em Portugal. O vestido branco apenas tornou-se popular depois do casamento da Rainha Vitória com o príncipe Albert, onde o vestido confeccionado em cetim acabou se tornando uma grande tendência entre as mulheres como símbolo de pureza e romantismo.


O buquê

Os primeiros buquês vieram da Grécia e Roma antiga, onde eram feitos com alho, ervas e grãos para afastar o mau olhado e garantir uma união frutífera entre os noivos. Durante a época Vitoriana, no século 19, era inapropriado falar abertamente o que se sentia e os buquês florais foram adotados com a finalidade de demonstrar o afeto que a noiva sentia por seu futuro marido.

Apesar do casamento ter se tornado um grande evento nos dias de hoje, o mais incrível é saber que, além de todas essas tradições terem se mantido depois de tanto tempo, nenhuma de nós consegue se imaginar se casando sem alguma delas.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre onde se casar, na Espaço Rio Lounge nós fazemos dos os estilos de casamento.


Quer bater um papo comigo? Clique aqui pra conversarmos pelo WhatsApp!

Agora me diz: você sabia dessas curiosidades? Gostou do conteúdo? Então compartilha e conta pra mim o que achou sobre a origem das tradições de casamento!

1 visualização0 comentário