Buscar
  • Carlos Rushell

Você sabe de onde vem as tradições das festas de 15 anos?



Pra você que sempre sonhou com a sua festa de 15 anos, eu preparei uma matéria super legal contando um pouco da história e também os significados por trás das tradições das festas de debutantes.


Ao contrário do que muita gente pensa, a origem do ritual veio, na verdade, do México, das diferentes cerimônias que os astecas e outros povos indígenas da região realizavam para celebrar a passagem de diversos momentos da vida. Os 15 anos marcava a transição da menina para a vida adulta.


Durante os séculos XV e XVI, os espanhóis chegaram e impuseram algumas filosofias e rituais católicos que acabaram se misturando com as tradições indígenas. Alguns pesquisadores contam que a igreja tentou acabar com o ritual, mas sem muito sucesso.

Muitas famílias ricas começaram a praticar a celebração, oferecendo uma linda festa para apresentar suas filhas para a sociedade com a intenção de encontrar um pretendente que fosse de alto poder econômico.


A festa de 15 anos mudou muito desde então e hoje em dia é feita pra comemorar com a família e os amigos o começo de uma nova história, mas ainda assim mantendo algumas das antigas tradições.



A valsa

Sem dúvida alguma, a valsa é um dos momentos mais bonitos de toda a festa e embora hoje seja uma parte romântica e lúdica onde a debutante dança com as pessoas que ela ama, no passado era o momento em que o pai mostrava para a sociedade que a sua filha estava pronta para casar.

A troca do vestido

Você provavelmente sabe que a debutante usa um vestido muito mais simples para recepcionar os convidados e outro mais trabalhado e elegante na hora da cerimônia, mas tenho certeza de que não sabia que a razão disso é para simbolizar a transição da vida infantil para a entrada na vida adulta.


A troca do sapato

Assim como o vestido, a aniversariante troca de sapato para representar essa mudança de fase já que, antigamente, as crianças não tinham permissão para usarem sapatos de salto e essa era a maneira de mostrar que a menina havia se tornado uma mulher.

A estrutura das comemorações de 15 anos não é mais a mesma e hoje em dia é possível fazer festas clássicas, temáticas e até mesmo modernas, dependendo de cada aniversariante. O que importa nisso tudo é a oportunidade de viver um momento único e especial na vida. E se você quiser ter essa experiência mágica, a Espaço Rio Lounge é mais do que qualificada pra realizar todos os seus sonhos.


Quer bater um papo comigo? Clique aqui pra conversarmos pelo WhatsApp!

Agora me diz: você sabia dessas curiosidades? Gostou do conteúdo? Então compartilha e conta pra mim o que achou sobre a origem das festas de 15 anos!

1 visualização0 comentário